PLANEJAMENTO AMOSTRAL PROBABILÍSTICO EM ESTUDOS COMPARATIVOS COM GRUPOS DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i13.247Palavras-chave:
População, Amostragem, Qualidade de Vida, Centros de Convivência e Lazer, Estratégia da Saúde da Família, Idoso.Resumo
O estudo objetivou apresentar um planejamento amostral probabilístico para estudos comparativos com idosos usuários de Centros de Convivência e idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um estudo metodológico sobre o planejamento amostral da pesquisa: “Influência do Centro de Convivência na qualidade de vida de idosos: estudo comparativo”, realizada no município de Cuiabá - Mato Grosso, Brasil. Para determinação do tamanho de amostra, considerou-se nos Centros de Convivência um tamanho de população de 1817 idosos e na Estratégia de Saúde da Família de 1803 idosos. Em ambos os casos foram considerados: uma proporção de 0,5, um erro amostral de 0,05 e um coeficiente de confiança de 95%. Os resultados mostraram que os métodos de amostragem aplicados possibilitaram determinar um tamanho de amostra de 317 idosos tanto nos Centros de Convivência como na Estratégia de Saúde da Família. Dessa forma, conclui-se que em estudos comparativos com idosos sobre qualidade de vida, a amostragem aleatória simples combinada com uma amostragem estratificada permite reduzir a variância, determinar um número ideal em ambos os serviços e ainda a seleção proporcional de acordo com o sexo dos idosos, considerando que nesta população, em geral, o número de mulheres é superior aos de homens.Palavras-Chave: População; Amostragem; Qualidade de vida; Centros de convivência e lazer; Estratégia da saúde da família; Idoso.
Downloads
Publicado
11-11-2015
Como Citar
Espinosa, M. M., Rodrigues, D. de C., & Marcon, S. R. (2015). PLANEJAMENTO AMOSTRAL PROBABILÍSTICO EM ESTUDOS COMPARATIVOS COM GRUPOS DE IDOSOS. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (13). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i13.247
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado