REVISITANDO O MANICÔMIO JUDICIÁRIO: PRÁTICAS DE EXCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i13.249Palavras-chave:
Loucura, Crime, Medida de Segurança, Transtorno Mental.Resumo
Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir o percurso histórico da loucura e do crime para entender como se deu o processo de constituição da unidade de saúde mental destinada à pessoas que cometeram algum tipo de crime no Estado de Mato Grosso. Através de uma contextualização histórica sobre a história da loucura e o processo histórico do crime, discute-se como a reforma psiquiátrica, mais precisamente em Cuiabá, se colocou no estado e os impactos dela no serviço de saúde mental. Diante da carência de publicações existentes, este artigo visa proporcionar elementos para estimular o engajamento de um maior número de pessoas para aprofundar esta questão tão importante. Desta forma, esta pesquisa justificou-se pela necessidade de uma discussão maior a respeito deste indivíduo, o modo como ele é punido e seu devido tratamento, pois para além de ser um portador de transtorno mental, estas pessoas precisam ter sua cidadania resgatada e, para que isso aconteça, são necessária mudanças no modelo de atenção a ele dispensada pelas unidades de saúde existentes.Palavras-Chave: Loucura; Crime; Medida de Segurança; Transtorno Mental.
Downloads
Publicado
11-11-2015
Como Citar
Oliveira, A. C., Nunes, A. F., Batista, E. C., Teixeira, B. P., & Gomes, L. G. A. (2015). REVISITANDO O MANICÔMIO JUDICIÁRIO: PRÁTICAS DE EXCLUSÃO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (13). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i13.249
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado