ENGENHARIAS NA UTFPR: COMUNICAÇÃO, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2503Resumo
Os cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Francisco Beltrão incluem disciplinas que abordam a leitura e escrita acadêmica. Este artigo tem como propósito relatar o processo de produção realizado através das
disciplinas de Comunicação Oral e Escrita e Leitura e Produção Textual. Para alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, consulta a sites e plataformas relevantes, além da elaboração coletiva de um relato de
experiência. Os resultados obtidos demonstraram que a prática da leitura, escrita e oralidade acadêmica é crucial para alcançar um bom desempenho na vida acadêmica. Igualmente importante é o desenvolvimento da habilidade de expressão oral e a adoção de uma postura adequada durante as apresentações orais. Além disso, o estudo destacou a importância de utilizar terminologias precisas na escrita técnica, garantindo a coesão e objetividade para que todos os leitores possam compreender o conteúdo de forma clara. Em resumo, as disciplinas de Comunicação Oral e Escrita e Leitura e Produção Textual dos cursos de Engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná proporcionam aos estudantes as ferramentas necessárias para uma sólida base de competências acadêmicas, preparando-os para enfrentar os desafios ao longo de sua trajetória na vida acadêmica e profissional.
Palavras-chave: Leitura; Produção Acadêmica; Escrita
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