ENGENHARIAS NA UTFPR: COMUNICAÇÃO, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Rafael Micael Balduino
  • Joyce Barbara Baldissera
  • Sophia Tonial Meurer
  • Gabriel Becker Scheid
  • Leticia de Souza Gomes
  • Karla Cassiani Antunes Varela
  • Matheus Farinhuk
  • Airton Lima Cavalli
  • Carina Merkle Lingnau

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2503

Resumo

Os cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Francisco Beltrão incluem disciplinas que abordam a leitura e escrita acadêmica. Este artigo tem como propósito relatar o processo de produção realizado através das
disciplinas de Comunicação Oral e Escrita e Leitura e Produção Textual. Para alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, consulta a sites e plataformas relevantes, além da elaboração coletiva de um relato de
experiência. Os resultados obtidos demonstraram que a prática da leitura, escrita e oralidade acadêmica é crucial para alcançar um bom desempenho na vida acadêmica. Igualmente importante é o desenvolvimento da habilidade de expressão oral e a adoção de uma postura adequada durante as apresentações orais. Além disso, o estudo destacou a importância de utilizar terminologias precisas na escrita técnica, garantindo a coesão e objetividade para que todos os leitores possam compreender o conteúdo de forma clara. Em resumo, as disciplinas de Comunicação Oral e Escrita e Leitura e Produção Textual dos cursos de Engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná proporcionam aos estudantes as ferramentas necessárias para uma sólida base de competências acadêmicas, preparando-os para enfrentar os desafios ao longo de sua trajetória na vida acadêmica e profissional.

Palavras-chave: Leitura; Produção Acadêmica; Escrita

Downloads

Publicado

10-07-2024

Como Citar

Balduino, R. M., Baldissera, J. B., Meurer, S. T., Scheid, G. B., Gomes, L. de S., Varela, K. C. A., … Lingnau, C. M. (2024). ENGENHARIAS NA UTFPR: COMUNICAÇÃO, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, 31(31). https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2503

Edição

Seção

Artigos