VIDA DIGITAL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EAD E O HOME OFFICE PÓS - PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2548Palavras-chave:
Educação à distância,, Home office , Pós – pandemiaResumo
O objetivo deste artigo foi verificar os desafios e tendências que a vida digital pós - pandemia pode trazer para a EaD e para o home office, a partir dos resultados das pesquisas de mestrado e doutorado sobre o tema. Foi feita uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e, o procedimento técnico foi uma pesquisa bibliográfica. Para tal, foram feitas duas consultas no banco de teses e dissertações do portal do IBICT: a 1ª consulta sobre as pesquisas relacionadas com a EaD pós - pandemia e, a 2ª consulta sobre o home office pós - pandemia. Em relação à tendências para a EaD pós - pandemia, observou-se que cada vez está maior uso das tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas, o que era de se esperar, pois a tecnologia sempre impactou a EaD. Porém, as tecnologias também representam desafios, principalmente quanto ao seu acesso. No caso do home office, os desafios foram o acesso e o uso da tecnologia, questões ergonômicas, danos à saúde, impasses relativos a gênero, diferenças entre homens e mulheres no ambiente laboral. E, a tendência é que a adoção do modelo híbrido de trabalho ou do próprio home office como praticas definitivas é uma realidade esperada.
Palavra-chave: Educação à distância; Home office; Pós – pandemia; Desafios; Tendências.
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