O ARQUITETO-PROFESSOR E O IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A DOCÊNCIA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Mariana Reimão de Arruda Rezende
  • Polyana Olini

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2781

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa descritiva como objetivo de caracterizar o fenômeno da evolução digital na docência, especificamente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Identifica fatores determinantes de causa e efeito, por meio da metodologia ex-post-facto, para relacioná-los e refletir sobre benefícios e prejuízos decorrentes da introdução de tecnologias digitais na docência em Arquitetura e Urbanismo. Realiza uma análise documental de conhecimento histórico e evolutivo sobre o surgimento do curso no Brasil e na UFMT; ao mesmo tempo analisa, interpreta e compara dados levantados de matrizes curriculares do curso em questão. É relevante salientar a importância dessa pesquisa na contribuição para formação dos futuros arquitetos, visto que retrata mudanças significativas que ocorreram diretamente na ação profissional, e consequentemente na atuação do arquiteto-professor. Dessa forma, a pesquisa contribui com a inevitável integração entre arquitetura, docência e tecnologia reformulada ao longo dos anos e a importância do arquiteto-professor em equilibrá-las.

Palavras-Chave: Arquiteto-Professor; Docência; Ensino Superior; Tecnologia digital.

Downloads

Publicado

29-11-2024

Como Citar

Rezende, M. R. de A., & Olini, P. (2024). O ARQUITETO-PROFESSOR E O IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A DOCÊNCIA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, 32(32). https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2781

Edição

Seção

Artigos