O ARQUITETO-PROFESSOR E O IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA A DOCÊNCIA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2781Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa descritiva como objetivo de caracterizar o fenômeno da evolução digital na docência, especificamente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Identifica fatores determinantes de causa e efeito, por meio da metodologia ex-post-facto, para relacioná-los e refletir sobre benefícios e prejuízos decorrentes da introdução de tecnologias digitais na docência em Arquitetura e Urbanismo. Realiza uma análise documental de conhecimento histórico e evolutivo sobre o surgimento do curso no Brasil e na UFMT; ao mesmo tempo analisa, interpreta e compara dados levantados de matrizes curriculares do curso em questão. É relevante salientar a importância dessa pesquisa na contribuição para formação dos futuros arquitetos, visto que retrata mudanças significativas que ocorreram diretamente na ação profissional, e consequentemente na atuação do arquiteto-professor. Dessa forma, a pesquisa contribui com a inevitável integração entre arquitetura, docência e tecnologia reformulada ao longo dos anos e a importância do arquiteto-professor em equilibrá-las.
Palavras-Chave: Arquiteto-Professor; Docência; Ensino Superior; Tecnologia digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado