ANIMAGINE: PROJETO DE ADVERGAME VOLTADO À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v32i32.2787Resumo
O presente estudo apresenta o projeto de desenvolvimento de um advergame voltado à inclusão de deficientes visuais no âmbito dos produtos comunicacionais no mercado publicitário. O jogo intitulado Animagine foi criado pelos discentes da disciplina Projeto Extensionista Integrador Advergaming, do primeiro semestre do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) do UNIVAG Centro Universitário, a partir da temática da representatividade, tendo como eixo condutor de todo o planejamento e processo criativo o perfil institucional e comercial da empresa Kika Brinquedos, loja destinada ao público infantil localizada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Animagine é uma proposta de jogo de tabuleiro que se enquadra na categoria de advergame, um produto midiático que possui por premissa a combinação entre jogo e mensagem publicitária, uma estratégia de alcance e envolvimento do público-alvo com determinado tipo de conteúdo e informação beneficiada pelos atributos lúdicos do formato. Entre outras funcionalidades, o advergame Animagine reúne adaptações de linguagem (como a tradução para Braille), tabuleiro magnético para fixação das peças do jogo e diferentes texturas e áreas de relevo para potencializar a interação dos jogadores com deficiência visual. O projeto do advergame Animagine reflete não apenas a aplicação de diferentes atribuições da Publicidade e da Propaganda perante as demandas mercadológicas da região, como também a investigação de conceitos e estudos sobre a realidade cultural e midiática da contemporaneidade.
Palavras-chaves: Animagine; Advergame; Comunicação social; Representatividade; Inclusão.
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