CUIDADOS ODONTOLÓGICOS EM PACIENTES PALIATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v33i33.2911Resumo
Os cuidados paliativos são cuidados multidisciplinares, os quais não se referem aos cuidados de fim da vida, mas sim melhorar a qualidade de vida de pacientes e suas famílias diante de doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. O cirurgião dentista (CD) no ambiente hospitalar atua na concretização do conceito de saúde integral e promoção de saúde. A importância do CD concentra-se na prevenção dos fatores complicadores do processo de internação hospitalar ou no tratamento de sequelas. Mesmo durante o avanço de uma doença grave, é essencial manter a saúde bucal, uma vez que problemas dentários podem resultar em desconforto, dificuldades na alimentação e prejuízos na comunicação. Ademais, infecções na boca podem disseminar para outras regiões do corpo, acarretando complicações graves. O cuidado desses pacientes paliativos vai além de garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente e familiares, proporciona uma maior dignidade ao paciente afetado. O objetivo do presente estudo é descrever sobre os cuidados e tratamentos odontológicos mais adequados sob foco do paciente paliativo. Foi realizada uma seleção de artigos na plataforma eletrônica PubMed, Scielo e Google acadêmico, entre 2010 e 2024, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Após leitura crítica dos artigos, foi concluído que os cuidados paliativos não se referem aos cuidados de fim da vida, sim promover qualidade de vida ao paciente sob um determinado tratamento, como medicamentos/ sistêmicos e avanço da doença de base comprometem a cavidade bucal com xerostomia, mucosite, lesão de cárie e maior exposição á doença oportunista. Os cuidados odontológicos em pacientes paliativos é suma importância, ele proporciona benefícios para a população que requer mais atenção para estabelecer a qualidade de vida.
Palavras-chave: Cuidados paliativos; Odontologia hospitalar; Doença terminal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado