ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM NOS ALCOOLISTAS EM ATENDIMENTO NOS GRUPOS DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DE CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i11.31Palavras-chave:
Álcoolismo, Linguagem, Cognição.Resumo
Estudos sugerem que o abuso do álcool pode acarretar alterações cognitivas, que comprometam intimamente a linguagem. Este trabalho busca investigar o desempenho de indivíduos alcoólicos em habilidades linguísticas, a fim de esclarecer as manifestações encontradas após abuso excessivo de álcool, em relação à compreensão, memória, funções atencionais e funções executivas. Os resultados mostraram que o desempenho dos alcoólicos foi ignificativamente menor que as médias de normalidade, acarretando alterações de memória operacional, atenção, memória semântica e processamento metalingüístico. Desta forma, pudemos concluir que o uso prolongado do álcool pode comprometer funções cognitivas, que influenciam diretamente a linguagem.
Palavras-chave: Álcoolismo; Linguagem; Cognição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado