GÊNESE DA ATEROSCLEROSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ARTIGO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i14.320Palavras-chave:
Aterosclerose, Artérias, Ateroma, Crianças, Adolescentes.Resumo
As doenças cardiovasculares apresentam dados estatísticos elevados de morbidade e mortalidade, principalmente nos países subdesenvolvidos, uma vez que, um arsenal de fatores de risco como obesidade, diabetes e o tabagismo, atuam na predisposição para o desenvolvimento da aterosclerose, e estão associados, na sua grande maioria, com baixo nível socioeconômico e cultural. A aterosclerose afeta artérias elásticas e musculares, caracterizada por lesões do tipo ateromas, decorrentes de acúmulo de colesterol e proliferação de células musculares na túnica íntima, modificando a mesma e proporcionando complicações circulatórias. Geralmente, prevalece em artérias das regiões: cerebral, coronariana e periféricas. As estrias precursoras das placas ateroscleróticas podem aparecer na aorta aos três (3) anos de idade, e nas coronarianas na adolescência; fato que desmistifica a designação da patologia como sendo restrita a idosos. Portanto, o diagnóstico precoce acompanhado de politicas de saúde que visem a prevenção dos fatores de risco, bem como a instrução populacional são essenciais para levar ao declínio estatístico dessa doença.
Palavras-chave: Aterosclerose; Artérias; Ateroma; Crianças; Adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado