AVALIAÇÃO DO INDICE DE RESTO INGESTÃO, ANTES E DURANTE UMA CAMPANHA EDUCATIVA, EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN), PORTO VELHO –RO.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i14.322Palavras-chave:
Desperdício de alimentos, Resto ingestão, Educação nutricional.Resumo
A avaliação do índice de resto ingestão constitui-se como uma ferramenta importante na avaliação do desperdício de uma UAN. Dessa forma, investigar os fatores que interferem nesses valores, a fim de corrigi-lo, torna-se primordial. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi verificar o índice de resto ingestão, de uma unidade de alimentação e nutrição no município de Porto Velho- RO antes e durante uma campanha educativa para redução do desperdício de alimentos. A análise teve inicio com a avaliação durante 7 dias do índice da UAN em questão, pesando-se de segunda-feira a domingo as refeições produzidas, sobras e o resto. Após a apuração desses resultados, foi dado inicio a intervenção por meio da divulgação do projeto intitulado “Campanha Prato Limpo”. O material educativo elaborado foi disponibilizado através de banner impresso fixado na UAN, informando a quantidade de alimentos que estavam sendo jogados fora na semana anterior e se referindo à quantidade de pessoas que poderiam ser alimentas com esse peso. Após isso, foi novamente feita a avaliação dos índices mencionados. Pode-se observar que a campanha provocou diminuição no percentual de resto ingestão de 13% em relação ao resultado anterior à campanha.
Palavras-chave: Desperdício de alimentos; Resto ingestão; Educação nutricional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado