PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS HIV NA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE-MT, NO PERÍODO DE 2011 A 2014
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i15.346Palavras-chave:
HIV, AIDS, Perfil, Mulher, Mortalidade, Ciências da Saúde, Imunodeficiência Humana, Síndrome da Imunodeficiência AdquiridaResumo
A doença causada pelo vírus da imunodeficiencia humana (HIV), conhecida como síndrome da imunodeficiencia adquirida (AIDS) foi identificada inicialmente na década de 80 e desde então vem mudando a história da humanidade como uma das epidemias mais temidas da sociedade. Desde a década de 80 até a década de 90 o perfil dos portadores do vírus HIV era composto principalmente por homossexuais, usuários de drogas injetáveis e indivíduos que receberam transfusões sanguíneas e produtos do sangue. A partir de 2011, milhares de casos foram reportados na população feminina e o aparecimento de pessoas acima de 50 anos com a doença também foi identificado. O propósito deste artigo é mostrar o perfil contemporâneo da doença no município de Várzea Grande – Mato Grosso, utilizando os dados obtidos de 2011 a 2014, comparando-os com os resultados obtidos em outras regiões do país. O novo perfil encontrado nos pacientes analisados no SAE-CTA de Várzea Grande e dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO).
Palavras-Chave: HIV; AIDS; Perfil; Mulher; Mortalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado