SÍNDROME DE FOURNIER: UM ARTIGO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i15.347Palavras-chave:
Síndrome de Fournier, Gangrena de Fournier, Fournier, Fasciite necrosante, Infecção polimicrobiana, Sepse, Desbridamento químico, Desbridamento cirúrgico, Antibioticoterapia, Oxigenoterapia hiperbáricaResumo
A Gangrena de Fournier é uma infecção polimicrobiana ocasionada por microrganismos aeróbios e anaeróbios, que determinam uma fasciíte necrosante rápida e progressiva, comprometendo principalmente a região do períneo e a região genital. Embora qualquer um possa ser acometido pela doença, são afetadas com mais frequência pessoas com algum déficit de imunidade, observa-se também maior prevalência no sexo masculino. Caracteriza-se por ser uma doença de rápida podendo evoluir para Sepse e, se não tratada em tempo hábil poderá progredir para falência múltipla orgânica e até mesmo óbito. O diagnóstico precoce facilita um tratamento eficaz. São medidas de tratamento o desbridamento químico e cirúrgico, antibioticoterapia de amplo espectro e a oxigenoterapia hiperbárica.
Palvras-chave: Síndrome de Fournier; Gangrena de Fournier; Fournier; Fasciite necrosante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado