PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VÍTIMAS DE MORTE VIOLENTA NA GRANDE CUIABÁ-MT
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i15.354Palavras-chave:
Homicídios, Violência urbana, Segurança Pública, Morte Violenta, Perfil EpidemiológicoResumo
A violência crescente nos centros urbanos, acometendo a população mais economicamente ativa mostra o grande desafio na atual conjuntura da segurança pública em nosso país. Dessa forma, foi realizado uma análise epidemiológica descritiva transversal do perfil de morte violenta de Cuiabá e região (Grande Cuiabá). Foram utilizados 486 prontuários de necropsia de vítima de morte violenta do Instituto Médico Legal de Cuiabá (IML), no período de 2014 a 2015.Adultos entre 20 e 49 anos, cútis parda e do sexo masculinos foram as principais vítimas de morte violentas. Sobressaiu-se as mortes em vias públicas 64,6%, a energia mecânica foi responsávelpor 92,6% das mortes violentas. Quanto a causa mortis notou-se que traumatismo crânio-encefálico (TCE) e choque hipovolêmico correspondiam a 74,4% das vitimas.Conclui-se que adultos pardo do sexo masculino em idade produtiva são as principais vitimas por morte violenta na Grande Cuiabá, evidenciando um grave problema social.
Palavras-chave: Homicídios; Violência urbana; Segurança pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado