CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS ORGÂNICAS: A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS ENTRE PAIS, FILHOS E PROFISSIONAIS POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.365Resumo
Este artigo apresenta resultados do trabalho desenvolvido ao longo do estágio supervisionado básico em triagem, realizado no oitavo semestre do curso de psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, no âmbito do ambulatório de Neurologia na Clínica de Fisioterapia da mesma Instituição. O estudo, ora apresentado, intervém para ressignificar as relações pais-bebê e profissionais, oportunizando a construção de laços entre os sujeitos envolvidos em tal processo. A construção do referido trabalho se deu em função do aumento do número de casos de crianças nascidas com deficiências orgânicas no Brasil, especialmente a partir do ano de 2015, conforme Ministério da Saúde, e também, da relevância em cuidar das relações entre crianças, pais e profissionais para um melhor desenvolvimento da criança. Para tal, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de relatos de experiência sob orientação da teoria psicanalítica.
Palavras-chave: Autonomia; Criança; Estimulação; Pais; Psicanálise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado