ASSOCIAÇÃO ENTRE EXPOSIÇÃO AMBIENTAL E SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i16.371Palavras-chave:
Clima, Exercício, Sistema respiratório, Queimadas, Sazonalidade.Resumo
Objetivo: Comparar a prevalência de sintomas respiratórios em idosos praticantes de exercícios em ambientes externos entre o período seco e chuvoso. Método: Estudo observacional transversal envolvendo duas diferentes estações (seco e chuvoso) com 187 idosos saudáveis, não fumantes e ex-fumantes. Sintomas respiratórios, saturação periférica de oxigênio, peso, altura , pico de fluxo expiratório, dados climatológicos e de queimadas foram obtidos entre os meses de setembro 2013 e março 2014. Teste T Student, Mann-Whitney Qui-quadrado foram aplicados adotando nível de significância para p<0,05. Resultados: Maiores temperaturas e menor umidade relativa foram observadas na estação seca (p<0,05). Houve associação entre sintoma respiratório e seca ((χ2=49.46; p<0.001); RP = 1.703; [IC95%(1.463-1.981)]).Sintomas como chiado, dispnéia, expectoração, congestão nasal, rinorréia e espirros, bem como menor saturação periférica foram mais prevalentes na estação seca (p<0,05). Conclusão: A maior prevalência de sintomas respiratórios observados em idosos praticantes de exercício na estação seca chama atenção para maiores cuidados a saúde desta população durante o desenvolvimento de atividades físicas em ambientes externos, sendo necessário maiores políticas públicas para orientação sobre os riscos.
Palavras-chave: Clima; Exercício; Sistema respiratório; Queimadas; Sazonalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado