TEMAS LIVRES - IX CONGRESSO DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA E A III JORNADA DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA DO CENTRO OESTE
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i16.375Palavras-chave:
Pneumologia, Tisiologia, Fisioterapia RespiratóriaResumo
A chave para a função normal sinusal do sistema respiratório é o sistema de transporte mucociliar, sendo o nariz e os seios paranasais revestidos por epitélio ciliado. Caso ocorra a inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais caracterizará um quadro de rinossinusite. Vários fatores podem agravar os quadros dessa patologia, destacando-se a fumaça do tabaco. Objetivos: Conduzir uma pesquisa quantitativa-descritiva, analisando a possível relação entre o tabagismo, tanto em fumantes ativos quanto em passivos, e a permanência de rinossinusite crônica. Métodos: A pesquisa foi feita através da observação indireta de prontuários do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), sendo os critérios de inclusão: pacientes tabagistas no período de 2011 a 2016, registrados pelo serviço administrativo do hospital. Já os critérios de exclusão foram: prontuários incompletos, prontuários ilegíveis, pacientes com histórico de sinusectomia, pacientes com cirurgia sinusal. Resultados: Foram analisados 261 prontuários dos quais apenas 40 apresentaram rinossinusite. Embora muitos artigos indiquem a relação entre o tabagismo e a ocorrência de rinossinusite, as pesquisas realizadas no HUJM não confirmaram tal relação. Conclusões: O estudo apontou que a relação entre o tabagismo e a rinossinusite é inconclusiva com base na realidade local, contudo, o uso contínuo de tabaco indica a maior ocorrência de doenças respiratórias.
Palavras-chave: Tabagismo; Rinossinusite; Agravos respiratórios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado