DIMENSIONAMENTO DE UM UMIDIFICADOR PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL DE MEMBRANA PROTÔNICA EM APLICAÇÕES MÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i17.378Palavras-chave:
Células a combustível, PEMFC, umidificador, hidrogênio.Resumo
Estudos para reduzir as emissões de gases poluentes de efeito de estufa têm incentivado pesquisas e o desenvolvimento de outras fontes de energia isenta de poluentes ou sua redução significativa. Neste contexto, as células a combustível têm atraído grande atenção nos últimos 20 anos. Dentre os modelos de membranas conhecidas, será utilizada a proton exchange membrane fuel cell (PEMFC), por sua versatilidade e simplicidade de operação. As condições ideais de operação de uma PEMFC é temperatura em torno de 60oC e umidade relativa próxima de 100%, para evitar o ressecamento da PEM, que é uma das principais causas que impedem o bom funcionamento da célula a combustível, porque a água produzida durante a reação química não é suficiente para manter a umidade requerida. Assim, este artigo apresenta o projeto de um sistema de células a combustível do tipo PEMFC acoplada a um umidificador, com o objetivo de manter a PEM (membrana protônica) úmida por mais tempo, para não interferir no desempenho da célula. A análise foi realizada para quantificar a influência de um sistema de extra umidificação na PEMFC, por meio de uma simulação matemática em Matlab®.
Palavras-chave: Células a combustível; PEMFC; Umidificador; Hidrogênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado