APLICAÇÃO DA MATRIZ DA AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE: DIESEL X BIODIESEL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i17.387Palavras-chave:
Biocombustíveis, Sustentabilidade, Biodiesel, Diesel.Resumo
Uma alternativa de diversificação da matriz energética, buscando uma maior sustentabilidade, pode ser os biocombustíveis. Isso pode favorecer a solução de questões relativas ao bem estar social e ambientais devido a possibilidade de geração e adoção de culturas agrais dedicadas a produção energética. O objetivo deste trabalho é aplicar uma matriz de sustentabilidade para avaliação do biodiesel em relação a questões políticas/econômicas, tecnológicas/ambientais e sociais. Foram definidos alguns indicadores, que foram comparados com o Diesel e avaliações de sustentabilidade foram então realizadas. Constatou-se que a utilização do biodiesel contribui significativamente para a redução da emissão de gases de efeito estufa, em contrapartida gera um consumo de água elevado e pode levar a concorrência com alimentos, o que pode influenciar o seu preço.
Palavras-chave: Biocombustíveis; Sustentabilidade; Biodiesel; Diesel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado