O BRINCAR E SUA FUNÇÃO NO PROCESSO ANALÍTICO INFANTIL

Autores

  • Luzia Janaina Soares Ferreira
  • Marcelo Campos

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i11.41

Palavras-chave:

Criança, Técnica Lúdica, Transferência, Psicanálise Infantil.

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo abordar o brincar no atendimento clínico infantil, a partir da teoria da psicanálise Nele, estabelecemos uma breve reconstituição histórica acerca da proposição do atendimento clínico com crianças, iniciando por Freud com o caso Pequeno Hans, perpassando por Anna Freud, Melanie Klein e Winnicott. Procuramos destacar os impasses vivenciados, utilizando a experiência de estágio na clínica-escola do UNIVAG com o atendimento infantil seguindo o viés teórico lacaniano, o que possibilitou algumas reflexões acerca do brincar e sua função no tratamento clínico com a criança.

Palavras-Chave: Criança; Técnica lúdica; Transferência; Psicanálise infantil.

Downloads

Publicado

01-04-2014

Como Citar

Ferreira, L. J. S., & Campos, M. (2014). O BRINCAR E SUA FUNÇÃO NO PROCESSO ANALÍTICO INFANTIL. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (11). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i11.41

Edição

Seção

Artigos