O PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA O TRABALHO: A LACUNA ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i10.45Palavras-chave:
Educação permanente, Profissionais de saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF).Resumo
Em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) possui como principais diretrizes a integralidade; a resolutividade; a territorialização e a discrição da clientela. Além do trabalho em equipe, da intersetorialidade, do vínculo e corresponsabilização e finalmente o foco de atenção à família. Para que ocorram mudanças no modelo assistencial até então vigente, são necessárias mudanças no saber-fazer dessa equipe em seu processo de trabalho e na gestão. O objetivo do estudo foi conhecer através da literatura a formação e educação permanente para o preparo dos profissionais de saúde atuar na Estratégia Saúde da Família. Observou-se que a formação dos profissionais de saúde ainda está muita centralizada na formação clínica. A ESF é vista de forma pontual e deslocada da prática. Não são discutidos conceitos básicos como o trabalho com a família. Nas capacitações recebidas pelos profissionais são abordados principalmente temas relacionados aos grupos prioritários de atenção à saúde. A análise dos achados deixa claro que muitos profissionais que atuam na ESF têm dificuldades em compreender e desenvolver o trabalho voltado para a família como uma parceira nos cuidados à saúde. Isso se deve ao fato de não terem sido preparados na sua formação ou na educação permanente para este cuidado, além das dificuldades no cotidiano do trabalho.
Palavras-chave: Educação permanente; Profissionais de saúde; Estratégia Saúde da Família (ESF).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado