O CAMINHO CARTOGRAFICO DA FILOSOFIA E CIÊNCIA À CONSTITUIÇÃO DE SI
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i10.50Palavras-chave:
Ciência e filosofia, Educação e processos formativos, Constituição de si.Resumo
O presente artigo apresenta elementos de uma pesquisa realizada junto Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pelo mestrado em Educação e foi desenvolvido ao longo da disciplina Pesquisa em Ciências da Educação. Buscamos traçar de forma concisa a linha temporal da filosofia e ciência, perpassando pelas correntes filosóficas cientificas que pré-moldaram a ciência contemporânea e deram consubstancia ao ensino, pesquisa e processos educacionais que hoje conhecemos. Temos como foco identificar este caminho filosófico precursor das ciências, o caminho tangente e diedral de ambas e seus efeitos na educação, sociedade, voltando esse caminho cartográfico por nós criado para compreender um pouco mais dos processos formativos do ser, do individuo em sua individuação em cada período de cada torrente, bem como, os nexos e processos desse caminho filosófico que fazem direta ou indiretamente, parte dos elementos que no ser humano constroem edificações e estruturações do processo chamado constituição de si.
Palavras-chave: Ciência e filosofia; Educação e processos formativos; Constituição de si.
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