DIGESTIBILIDADE DO CAPIM PIATÃ ASSOCIADO A DIFERENTES FONTES DE CARBOIDRATOS PELA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE GÁS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i10.53Palavras-chave:
Amido, Dieta animal, Forragem, Gramínea.Resumo
Objetivou-se com o presente trabalho determinar a digestibilidade do capim Brachiaria brizanthan cv. Piatã associado a fontes de amido pela técnica de produção de gás in vitro. Os tratamentos consistiram de capim Piatã associado a fontes de alto (maizena, milho moído e farinha de mandioca), médio (farelo de arroz e farelo de trigo) e baixo amido (polpa cítrica). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com sete tratamentos e seis repetições. Para medir a digestibilidade utilizou-se a técnica da produção de gás in vitro, com medidas de pressão (psi) tomadas nos tempos de 2, 4, 6, 8, 10, 12, 24, 34, 48, 62, 72 e 96h após a incubação do material. A maior digestibilidade do capim piatã apresentou-se nas associações com fontes de alto amido, principalmente, milho moído e farinha de mandioca sendo que apresentaram menor produção de gás, durante as fermentações in vitro por 96 horas. Os resultados sugerem que a inclusão, principalmente, da farinha de mandioca promove aumento da digestibilidade e degradabilidade ruminal. Reforçam ainda, efeitos associativos entre carboidratos prontamente fermentáveis e aqueles degradáveis mais lentamente, Moreira et al., 2009. Portanto, pode-se adotar farinha de mandioca e polpa cítrica que permitirá aumentar eficiência no uso de nutrientes pelo animal e economia na alimentação a partir da utilização de fontes alternativas.
Palavras-chave: Amido; Dieta animal; Forragem; Gramínea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado