AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICA QUIMICA DE PRODUTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i10.55Palavras-chave:
Produtos Minimamente Processados, Segurança Alimentar, Qualidade.Resumo
As frutas e hortaliças minimamente processadas vêm ganhando rapidamente o mercado mundial, inclusive como sobremesas prontas, em embalagens práticas, vendidas em lugares públicos ou acompanhando kits de refeições prontas, embora as hortaliças apresentem participação no consumo bem menor do que as frutas minimamente processadas. Isso devido à busca pela praticidade e em busca de alimentos saudáveis. Neste trabalho foram realizadas análises microbiológicas e físicoquímicas, dentre as análises: contagem de coliformes totais e termotolerantes, fungos filamentosos e leveduras, presença de Salmonella e Shigella, Staphylococcus, análises físico-químicas, foram realizados pH, Acidez Titulavél e Sólidos Solúveis. Foram coletadas amostras de fruta s e hortaliças minimamente processada como: Abacaxi Pérola em rodelas, Kiwi fatiado, Mamão fatiado, Melão e Melancias em fatias, Couve picada e Cenoura ralada. Através dos resultados deste trabalho, permitiu-se sugerir a necessidade de controle de qualidade, observando as boas práticas de fabricação aos manipuladores de alimentos além de se obter conhecimento do fluxograma e da importância de sua função em relação à segurança alimentar, para se assegurar um produto saudável e seguro para o consumidor.
Palavras-chave: Produtos minimamente processados; Segurança alimentar; Qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado