ELABORAÇÃO E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA, SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA DE GELÉIA PRODUZIDA COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE POLPA E CASCA DE MANGA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i10.56Palavras-chave:
Mangífera índica L., Processamento, Qualidade.Resumo
No mercado nacional, a manga é consumida quase exclusivamente na sua forma in natura. A polpa é muito utilizada para fabricação de doces, geléias, néctares, sucos puros ou com misturas, sorvetes, entre outros produtos. A fabricação de subproduto é uma excelente alternativa para melhor aproveitamento dos frutos e redução da perda. Geléia é um tipo de doce muito apreciado no mundo todo em que utiliza-se a polpa de fruta como principal ingrediente. Além da polpa, a pectina também é de suma importância para a elaboração desse doce, uma vez que é a responsável pela consistência gelatinosa ao produto. Este trabalho teve por objetivo elaborar e avaliar a qualidade microbiológica, sensorial e físico-química de geléia de manga utilizando em sua formulação a polpa e a casca. A elaboração e as análises foram realizada no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG. O teste sensorial de aceitação revelou que os atributos cor, sabor, aroma e textura não apresentaram diferenças significativas entre os diferentes tipos de geléia por parte dos provadores.
Palavras-chave: Mangífera índica L., Processamento; Qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado