POTENCIAL EROSIVO DOS NÉCTARES DE FRUTAS INDUSTRIALIZADOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.63Palavras-chave:
Erosão dental, Bebidas, Frutas.Resumo
Recentemente, a preocupação com uma dieta mais saudável produziu um aumento do consumo de frutas e sucos a base de fruta e isto se acentua nos país estropicais. Os sucos de frutas in natura e industrializados estão entre as bebidas mais consumidas pelas crianças. Os néctares de frutas representam uma das opções industrializadas destas bebidas. Objetivo: avaliar in vitro o potencial erosivo de néctares de frutas destinados ao público infantil. Metodologia: Para a determinação deste potencial erosivo in vitro foram selecionados néctares de frutas industrializados destinados ao público infantil através de análise de mercado. Os valores de pH e do conteúdo ácido titulável foram analisados em cinco replicatas (n=5) de cada bebida selecionada. Resultados: todos néctares avaliados apresentaram pH abaixo do crítico para desmineralização do esmalte e dentina, sendo que o néctar de maracujá (Kapo®; Coca Cola) apresentou a maior acidez quando comparado aos demais (p<0,05). As médias das porcentagens de acidez tituláves diferiram entre si (p<0,05), apesentando-se em ordem crescente de % acidez titulável os néctares de cajú, goiaba, manga, pêssego, uva e maracujá (Kapo®; Coca Cola). Os dados deste estudo sugerem que os néctares de frutas destinados ao público infantil avaliados apresentam potencial erosivo. Permitindo sugerir que, se consumidos com freqüência, estas bebidas podem contribuir para o desenvolvimento de erosão dental.
Palavras–Chave: Erosão dental; Bebidas; Frutas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado