AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ESPÉCIE LACTUCA SATIVA VAR. CRISPA (ALFACE CRESPA) COMERCIALIZADA EM DIVERSAS REGIÕES DE CUIABÁ- MT.

Autores

  • Ligia Fátima C. S. Dal’Molin
  • Anna Paula Costa Silva

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.70

Palavras-chave:

Lactuca sativa, Qualidade microbiológica, Segurança alimentar.

Resumo

A alface (Lactuca sativa) é a hortaliça folhosa mais comercializada no Brasil. Seu baixo valor calórico a qualifica para diversas dietas, o que favorece o seu consumo sob a forma crua, possibilitando a ocorrência de enfermidades intestinais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação microbiológica das alfaces da espécie crespa, provenientes dos sistemas de cultivo orgânico, tradicional e hidropônico, comercializadas nos principais supermercados, feiras tradicionais e de feirantes de rua da cidade de Cuiabá (MT). Considerando-se os resultados obtidos, ressalta-se a importância desta hortaliça a necessidade de medidas que propiciem uma melhoria na sua qualidade higiênico-sanitária, devido ao grande número de microrganismos presentes, estando impróprias para o consumo de acordo com a Legislação vigente.

Palavras-chave: Lactuca sativa; Qualidade microbiológica; Segurança alimentar.

Downloads

Publicado

08-04-2014

Como Citar

Dal’Molin, L. F. C. S., & Silva, A. P. C. (2014). AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ESPÉCIE LACTUCA SATIVA VAR. CRISPA (ALFACE CRESPA) COMERCIALIZADA EM DIVERSAS REGIÕES DE CUIABÁ- MT. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (9). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.70

Edição

Seção

Artigos