DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE BALA DE BANANA COM AÇÚCAR MASCAVO E SEMENTE DE LINHAÇA COM DIFERENTES TRATAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.73Palavras-chave:
Banana, Semente linhaça, Açúcar Mascavo.Resumo
A banana está entre as frutas preferidas de bebes, crianças e adultos e dá uma sensação de acalento e nutrição (Wright, 2009). Segundo esse mesmo autor a banana é rica em carboidratos bons, é ideal quando se busca conforto num alimento, pois é deliciosa e repleta de nutrientes que acalmam e dão bom humor. Excelente fonte de vitamina B6, as bananas amenizam o cansaço e os sintomas pré-menstruais. Além disso, é rica em potássio, que diminui a irritação, e triptofano, que combate a depressão e promove um sono saudável. O triptofano age como precursor da serotonina; importante no controle dos processos depressivos, que geralmente vem acompanhado por estresse (Santos, 2010). A semente de linhaça é rica em li gninas, que diminuem o desequilíbrio hormonal, sendo uma das fontes mais ricas de ômega-3, reconhecido por seus benefícios para a mente e o corpo. O ômega-3 estimula o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, permitindo que as células trabalhem e se comuniquem uma com as outras adequadamente, o que pode evitar diversas doenças consideradas psicológicas. Além disso, aumentam o estado de alerta e a memória (Wright, 2009). Os alimentos funcionais potencializam os benéficos à saúde: fornecem energia, ajudam amagrecer e combatem o envelhecimento. Eles ainda auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças (Wright, 2009). De forma que o presente objetivou elaborar balas usando açúcar mascavo e os ingredientes funcionais banana e sementes de linhaça. Além disso, foi verificado o rendimento, custo e a preferência dos provadores não treinados nas diferentes formulações. As balas mais preferidas foram as com uso exclusivo de açúcar mascavo.
Palavras-chave: Banana; Semente linhaça; Açúcar mascavo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado