DIVERSIDADE DE ABELHAS EUGLOSSINAE (HYMENOPTERA, APIDAE) EM ÁREAS FLORESTADAS NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO PANTANAL DE POCONÉ, MATO GROSSo
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.75Palavras-chave:
Bioindicadores de qualidade ambiental, Polinização, Orquídeas.Resumo
O pantanal é reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera, é uma extensa área alagada com cerca de 160.000 km 2 . Esse complexo sistema, composto por rios, lagoas e áreas periodicamente alagadas possui uma rica biota aquática e terrestre adaptada ao característico regime de seca e cheia da região. A estrutura da paisagem no Pantanal é composta por um mosaico de fitofisionomias campestres e florestais. Cada uma das fitofisionomias pode apresentar condições de habitat distintas, quando considerados os requerimentos das diferentes espécies, bem como os diferentes períodos hidrológicos do Pantanal. As abelhas da subtribo Euglossina são importantes elementos da fauna neotropical, ocorrendo prioritariamente em ambientes florestais. Essas abelhas são responsáveis pela polinização de orquídeas e também são bioindicadoras de qualidade ambiental. Estudos realizados na região do Pantanal são escassos e por isso levantamentos dessa natureza são importantes. O objetivo deste trabalho é providenciar o inventário de abelhas Euglossinae em diferentes fitofisionomias florestadas na planície de inundação do Pantanal de Poconé. Foram montadas seis parcelas de 50x50 m distribuídas nas fitofisionomias representativas da área de estudo. Em cada parcela serão feitas 25 subparcelas de 10x10 m. A amostragem será realizada apenas em ambientes florestados, utilizando-se armadilhas de cheiro com diferentes essências que atraem somente os machos. As iscas serão formadas por esferas de papel absorventes embebidos em essências. Em cada parcela montar-se-á 13 armadilhas distribuídas sistematicamente em cada fitofisionomia florestada. Durante as amostragens serão realizadas revisões periódicas das armadilhas, bem como a aferição da temperatura e a umidade relativa nos pontos de coleta. Os organismos coletados serão identificados com auxílio de bibliografia especializada e também por meio de estágio com especialista em Euglossinae. Como resultado espera-se produzir uma lista preliminar de espécies de Euglossinae no pantanal, bem como entender sua distribuição em diferentes fitofisionomias florestadas. Este trabalho faz parte do projeto Caracterização ecológica de diferentes unidades de paisagem na planície de inundação do Pantanal de Poconé – Mato Grosso.
Palavras-chave: Bioindicadores de qualidade ambiental; Polinização; Orquídeas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado