A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOCENTE

Autores

  • Vilmar Pereira dos Santos
  • Eraldo Carlos Batista Pontifícia Universidade Católica - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.752

Resumo

Cada vez mais os indivíduos têm buscado qualificar-se para o mercado de trabalho. Dessa forma, houve um aumento significativo de acadêmicos que ingressaram nas faculdades e universidades. Nesse sentindo, o artigo buscou avaliar a importância da formação do docente universitário no processo de ensino e aprendizagem do aluno, como ocorre sua formação, e a didática que utilizam para transmitir o conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva de revisão bibliográfica, que buscou a teoria em livros e plataformas digitais, dos mais conceituados autores acerca da temática ao longo dos anos. Percebe-se que a maior parte dos professores tem domínio apenas nas disciplinas que ministram, o que se justifica pelo fato que, anteriormente era exigido apenas conhecimento na sua área de atuação. No entanto entendeu-se que a didática é fundamental e precisa estar atrelada ao conteúdo específico, exigindo que os professores busquem capacitação nessa área. Este estudo mostra a importância de uma formação e atuação de qualidade dos docentes do ensino superior, visto que são eles quem preparam novos profissionais nas mais diversas áreas.

Palavras-chave: Professor; Ensino superior; Aprendizagem.

Biografia do Autor

Vilmar Pereira dos Santos

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL.

Eraldo Carlos Batista, Pontifícia Universidade Católica - PUCRS

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, Mestre em Psicologia e Professor Substituto da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. E-mail: Eraldo.cb@hotmail.com

Downloads

Publicado

23-10-2019

Como Citar

Santos, V. P. dos, & Batista, E. C. (2019). A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOCENTE. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (21). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.752

Edição

Seção

Artigos