INSETOS DE IMPORTÂNCIA FORENSE NA REGIÃO DO CERRADO EM CUIABÁ – MT.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.79Palavras-chave:
Entomologia Forense, Dípteros, Carcaça de Suíno.Resumo
Os estudos em entomologia forense no Brasil, apesar de escasso e restrito a poucas localidades, tem demonstrado a extrema importância dos insetos para auxiliar a elucidação de crimes e podem fornecer informações importantes para determinação do intervalo pós morte (IPM) em cadáveres. Para o estudo do IPM pode-se utilizar o desenvolvimento de insetos e/ou a sucessão de artrópodes em carcaças de suínos para a determinação do tempo transcorrido de morte. É comum utilizar a ordem Diptera em especial as moscas, por constituírem uma das maiores ordens de insetos, provavelmente pela diversidade deste grupo em regiões tropicais e sobre tudo pela grande atratividade que a matéria orgânica em decomposição exerce sobre esses insetos adultos ou larvas. Este estudo teve por objetivo identificar as principais famílias de Diptera associadas ao processo de decomposição de carcaças de suínos Sus scrofa domestica e o padrão de sucessão de insetos. O experimento foi realizado de 1º a 31 de julho de 2010, na área (de mata) da POLITEC - Perícia Oficial de Identificação Técnica, na cidade de Cuiabá–MT. Na região o clima típico é quente, semi -úmido, com verão chuvoso e inverno seco. Para atratividade dos insetos foi utilizada uma carcaça de suíno fresca, (animal modelo nas investigações de sucessão cadavérica devido à constituição dérmica e relação torso/membros semelhantes ao dos humanos), com aproximadamente 12 kg. Durante a etapa experimental, a carcaça foi mantida em condições naturais no interior de uma gaiola de metal móvel sem fundo, com 60 cm de comprimento, 40 cm de altura e 50 de largura sendo apoiada com um peso, evitando acesso de outros animais. O processo de sucessão ecológica ficou marcado pela freqüência da família Calliphoridae nas fases iniciais, sendo concomitante a participação de Coleópteros (Dermestidae e Cleridae) a partir do estágio ativo, reduzindo gradativamente as espécies da família Calliphoridae na fase seca. Devido à competição com os dípteros, que são mais ágeis atingindo a carcaça rapidamente, os Coleopteras se ocorreram em estágios mais secos; porém chegam antes que as larvas tenham abandonado os restos. Foram coletadas espécies diferentes na carcaça, entre elas representantes das famílias Calliphoridae, Syrphidae, Muscidae, Dermestidae, Cleridae, Formicidae e Pteromalidae. O predomínio da família Calliphoridae, demonstrou sua capacidade de concorrência pelo substrato refletindo no seu grande sucesso no processo de competição, demonstrando serem indivíduos estrategistas r, por possuírem ciclo de vida e reprodutivo curto, prole numerosa e viverem em ambientes perturbados.
Palavras-chave: Entomologia forense; Dípteros; Carcaça de suíno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado