AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LINGUIÇA DO TIPO DE FRANGO, TOSCANA E APIMENTADA OFERTADAS EM DIFERENTES LOCAIS DA REGIÃO DE CUIABÁ - MATO GROSSO.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.81Palavras-chave:
Microrganismos, Segurança Alimentar e Doenças Transmitidas por Alimentos.Resumo
A Linguiça é um alimento que pode ser consumida por toda e qualquer pessoa, independente do status que tenha. É também um dos alimentos que mais está exposto a contaminações e possui um excelente meio para o desenvolvimento de microrganismos, principalmente os patógenos. Assim o presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de 3 tipos de linguiças ( toscana, frango e apimentada) ofertadas em diferentes comércios da região de Cuiabá. Determinou-se por Numero Mais Provável pela quantificação de coliformes a 37 e 45ºC, como a presença ou ausência de Salmonella SSP e quantificação de Staphylococcus aureus. Os produtos coletados estavam fora dos padrões estabelecidos pela Legislação em relação a Coliformes Termotolerantes e dentro da especificação quando tratado de bactérias patogênicas como Salmonella e Staphylococcus aureus. Em decorrência dos resultados pode-se concluir que se faz a necessidade urgente de melhorias nas condições higiênica sanitária desse tipo de produto, pois os mesmo não possuem segurança alimentar.
Palavras-chave: Microrganismos; Segurança alimentar; Doenças transmitidas por alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado