AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LINGUIÇA DO TIPO DE FRANGO, TOSCANA E APIMENTADA OFERTADAS EM DIFERENTES LOCAIS DA REGIÃO DE CUIABÁ - MATO GROSSO.

Autores

  • Anna Paula Costa

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.81

Palavras-chave:

Microrganismos, Segurança Alimentar e Doenças Transmitidas por Alimentos.

Resumo

A Linguiça é um alimento que pode ser consumida por toda e qualquer pessoa, independente do status que tenha. É também um dos alimentos que mais está exposto a contaminações e possui um excelente meio para o desenvolvimento de microrganismos, principalmente os patógenos. Assim o presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de 3 tipos de linguiças ( toscana, frango e apimentada) ofertadas em diferentes comércios da região de Cuiabá. Determinou-se por Numero Mais Provável pela quantificação de coliformes a 37 e 45ºC, como a presença ou ausência de Salmonella SSP e quantificação de Staphylococcus aureus. Os produtos coletados estavam fora dos padrões estabelecidos pela Legislação em relação a Coliformes Termotolerantes e dentro da especificação quando tratado de bactérias patogênicas como Salmonella e Staphylococcus aureus. Em decorrência dos resultados pode-se concluir que se faz a necessidade urgente de melhorias nas condições higiênica sanitária desse tipo de produto, pois os mesmo não possuem segurança alimentar.

Palavras-chave: Microrganismos; Segurança alimentar; Doenças transmitidas por alimentos.

Downloads

Publicado

08-04-2014

Como Citar

Costa, A. P. (2014). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LINGUIÇA DO TIPO DE FRANGO, TOSCANA E APIMENTADA OFERTADAS EM DIFERENTES LOCAIS DA REGIÃO DE CUIABÁ - MATO GROSSO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (9). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.81

Edição

Seção

Artigos