O PENSAR E O APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: CONVERSANDO COM DELEUZE SOBRE POSSIBILIDADES OUTRAS DE FAZER A AULA.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i18.817Palavras-chave:
Aula no ensino superior, Pensar, AprendeResumo
Vou me deter neste artigo, um pouco mais no exame das produções de Deleuze, sentir o seu pensamento construindo como se ao buscar novos caminhos, lançando novas hipóteses, entra no pensamento do outro para explorar sua potência, sua força e a partir da explicitação de questões que ele pretende pensar, sempre atenta a relação que esse pensador estabeleceu com a vida, cria sua própria filosofia. Busco pensar o aprender resultante de ações didáticas, de encontros que se nos dão “entres”-criação (FERRAZ, 2014), trato-os aqui como intensidade experimental, entendendo que o papel da educação superior é subverter as regras, os procedimentos e as maneiras de fazer. Assim, ao propor o questionamento “O que se cria no ensino superior?”, está em pauta como é possível inventar novas formas no interior de um jogo que está cada vez mais prescrito, ou seja, a materialidade concreta das atuações docentes na aula. A aula tem o sentido de construir sujeitos capazes de falar de si mesmos, pensar e atuar por si mesmos, sujeitos capazes de se colocar em relação ao que dizem com o que falam e com o que pensam?
Palavras-chave: Aula no ensino superior; Pensar; Aprender.
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