ANÁLISE PRELIMINAR DE INDICADORES DA PNAD CONTÍNUA PARA MATO GROSSO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2016.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i18.821Palavras-chave:
Taxa de Desocupação (%), Rendimento Médio (R$), Número de Pessoas OcupadasResumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise preliminar dos indicadores da Pnad Contínua para Brasil, Mato Grosso, Região Metropolitana de Cuiabá e Município de Cuiabá entre os anos de 2012 a 2016. O estudo apresenta-se como de grande importância já que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – acompanha a evolução demográfica e a atividade socioeconômica desde o ano de 2011 com maior nível de desagregação. Foram analisadas as variáveis Taxa de Desocupação, Taxa de Ocupação, Rendimento Médio e Número de pessoas ocupadas nos seis principais grupos de atividades econômicas brasileiras. Os resultados avaliados demonstram que a taxa de desocupação tem aumentado em seus índices principalmente a partir de 2015, com as taxas da Região Metropolitana de Cuiabá e Município de Cuiabá superando as nacionais a partir do ano de 2016, inclusive no grupo que compreende as atividades agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Estas atividades econômicas são consideradas como de grande importância para o Estado de Mato Grosso que, a exemplo dos demais, sofreu os efeitos da crise econômica, tendo como impacto diminuição no número de pessoas ocupadas nestas atividades.
Palavras-chave: Taxa de Desocupação (%); Rendimento Médio (R$); Número de Pessoas Ocupadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado