DANOS MECÂNICOS E QUALIDADE FISIOLÓGICA NO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE SOJA, TMG 1180 RR
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i18.825Palavras-chave:
Glycine Max, Teste de hipoclorito, VigorResumo
Para garantir sementes de qualidade e alto padrão, o beneficiamento é tido como elemento essencial na cadeia de produção. Dessa maneira, objetivou-se com esse trabalho avaliar a ocorrência de danos mecânicos nas sementes de soja durante as etapas do beneficiamento e suas relações com a qualidade fisiológica. As amostras da cultivar TMG 1180 RR, safra 2015/2016, foram coletadas em diferentes etapas, começando em pré-beneficiamento, e em seguida retiradas na sequência do beneficiamento: moega, elevador, pré-limpeza, secador, silo, limpeza, mesa densimétrica, espiral, padronizador (PN 6,0) e caixa de resfriamento. da safra 2015/2016. Em seguida, as amostras foram submetidas à análise de pureza física, teor de água, peso de mil sementes, teste de hipoclorito, teste de tetrazólio, primeira contagem de germinação e emergência em campo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 11 tratamentos e quatro repetições. Para a análise estatística, utilizou-se o programa computacional SASM-Agri e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A etapa de maior ocorrência de dano mecânico na semente foi na limpeza ocasionando queda de qualidade das sementes. O beneficiamento de sementes melhorou a qualidade física e aprimorou a qualidade fisiológica das sementes.
Palavras-chave: Glycine Max; Teste de hipoclorito; Vigor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado