EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS NO CONTROLE DE FERRUGEM POLISSORA (Puccinia polisora Underw.) NA CULTURA DO MILHO (Zea mays L.)
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i18.826Palavras-chave:
Agricultura orgânica, Proteção de plantas, Indução de resistênciaResumo
Para aumentar as alternativas aos produtores, sejam orgânicos ou convencionais, tem sido proposto o uso de extrato etanólico de própolis no controle de doenças de plantas. O objetivo geral do ensaio foi o de se avaliar a aplicação foliar de extrato etanólico de própolis no controle de ferrugem polissora na cultura do milho em Várzea Grande, MT. Foi conduzido o ensaio no campo experimental do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande, MT. O período de condução foi de Janeiro a Maio de 2017, com a variedade de milho R&G Selegrãos. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados (DBC), com 4 repetições. Foram utilizadas cinco concentrações de extrato etanólico de própolis (0, 2, 4, 6, 8 e 10%) com base em uma solução prédeterminada de 10% de própolis bruta tipificada. O tratamento foi realizado quando as plantas estavam em enchimento de grãos. A doença foi avaliada aos 11 dias antes da aplicação e aos 06, 13 e 20 dias após a aplicação. As características vegetativas das plantas foram avaliadas nas mesmas datas, através de notas de vigor. De acordo com os resultados obtidos, as avaliações de notas de vigor e severidade de ferrugem polissora apresentaram respostas quanto ao aumento da concentração de extrato etanólico de própolis na cultura do milho. As melhores notas de vigor ocorreram quando utilizada dose de 10% de concentração do produto, com valores em torno de 3,6 a 4,2. As melhores doses de controle de ferrugem polissora ocorreram nas doses de 8 e 10% de extrato, reduzindo à metade a severidade da doença, se comparado com a testemunha sem aplicação do produto. Não foram observados problemas de fitotoxicidade nas plantas onde se utilizaram as diferentes concentrações do produto.
Palavras-chave: Agricultura orgânica; Proteção de plantas; Indução de resistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado