QUANTIFICAÇÃO DE PROTEINAS PROVENIENTES EM ALIMENTOS TÍPICOS DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i18.827Palavras-chave:
Alimentação cultural, Proteínas totais, Qualidade alimentarResumo
As proteínas são biomoléculas complexas e envolvidas em diversas e inúmeras atividades do organismo humano. Algumas proteínas são sintetizadas pelo organismo, entretanto outras são adquiridas apenas via alimentação. O objetivo deste trabalho foi investigar quais são os principais alimentos de fonte proteica consumidos na grande Cuiabá-MT, e a concentração de proteínas totais nesses alimentos, utilizando o método de Kjeldahl. Para tanto, se realizou pesquisas em mercados e comércios alimentícios da região da grande Cuiabá para identificar quais os tipos de alimentos de origem animal mais consumidos pelos mato-grossenses. Após esse levantamento, tomou-se as amostras ovo vermelho, dividido em clara e gema, carne vermelha maminha, carne seca e peixe pacu; e realizou o método de Kjeldahl, que consiste em três processos que são: digestão, com ácido sulfúrico, destilação, com hidróxido de sódio, e titulação, com ácido clorídrico. O levantamento dos alimentos de fontes proteicas comercializados revelou que a população da grande Cuiabá costuma adquirir ovos geralmente de casca vermelha, carne vermelha in natura, carne seca independente do corte, e peixe do tipo pacu. Os valores de proteínas encontrados nas amostras foram de 5,79 e 6,63% para clara e gema de ovo, respectivamente; 11,04% para carne vermelha, 11,54% para carne seca e 11,42% no peixe pacu. Os teores encontrados foram muito próximo aos valores descritos na literatura. Porém, para carne vermelha os teores encontrados estão abaixo das referenciadas. Conclui-se que os principais alimentos de fonte proteica consumidos na grande Cuiabá são ovos de casca vermelha, carne vermelha in natura, como a maminha, carne seca que não tem questionamento quanto aos cortes, e peixe do tipo pacu, Myleus tiete. A fonte proteica que apresentou maior porcentagem foi à carne seca, seguido do peixe pacu, carne vermelha, gema e clara de ovo.
Palavras-chave: Alimentação cultural; Proteínas totais; Qualidade alimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado