ESTATÍSTICAS NÃO PARAMÉTICAS NA AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE 32 VARIEDADES DE ALGODÃO AO COMPLEXO FUSARIUM
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i18.828Palavras-chave:
Algodão, Fusasium, Estatísticas não-ParamétricaResumo
O algodoeiro pode ser afetado por várias doenças que, dependendo da intensidade, podem causar grandes perdas na produtividade. Atualmente são reconhecidos cerca de 250 microorganismos capazes de causar doenças no algodoeiro, dentre os quais 90% são fungos de importância econômica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência de 32 linhagens do algodoeiro, com relação ao complexo fosárionematóide; nas condições da região Sudoeste de Mato Grosso. Esta avaliação foi feita através de estatísticas paramêtricas e não paramétricas com a intenção de comparar os resultados obtidos pelas duas técnicas, considerando que a variável estudada (escore de fusarium) normalmente não apresenta distribuição normal nem homogeneidade de variâncias. As estatísticas paramétricas para o estudo realizado podem ser consideradas robustas e com resultados bastante semelhantes às estatísticas não paramétricas, mesmo que o princípio básico da normalidade tenha sido violado.
Palavras-Chave: Algodão; Fusasium; Estatísticas não-Paramétricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado