CONTROLE DE LEITEIRO (EUPHORBIAHETEROPHYLLA) UTILIZANDO O HERBICIDA FINALE (GLUFOSINATO DE AMÔNIO) NA CULTURA DO ALGODÃO LIBERTY LINK.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.84Palavras-chave:
Plantas daninhas, Controle químico, Algodoeiro.Resumo
A presença de leiteiro (Euphorbiaheterophylla)resistente aos herbicidas inibidores da ALS é um entrave no manejo de plantas daninhas na cultura do algodão, em função da escassez de alternativas de latifolicidas seletivos a esta cultura e que controlem esta planta daninha. O objetivo do trabalho foi avaliar o controle de Leiteiro ( Euphorbiaheterophylla) na cultura do algodão Liberty Link utilizando o herbicida glufosinato de amônio associado ou não a outros herbicidas. O experimento foi realizado em Campo Verde-MT, empregando-se delineamento em blocos casualizados com 4 repetições e oito tratamentos, sendo 1. Testemunha; 2. ammonium-glufosinate / ammonium-glufosinate / ammonium-glufosinate; 3. Trifuralin / ammonium-glufosinate / ammonium-glufosinate; 4. Clomazone+Diuron /ammonium-glufosinate / ammoniumglufosinate; 5. Fomesafen + prometryn / S-metalacloro / ammonium-glufosinate / ammonium-glufosinate+fluazifop-butil; 6. Fomesafen+Diuron / ammonium-glufosinate / ammonium-glufosinate; 7. Fomesafen / S-metalacloro/ ammonium-glufosinate / ammonium-glufosinate+fluazifop-butil; 8. Fomesafen+prometryn/ammoniumglufosinate+fluazifop-butil / ammonium-glufosinate+fluazifop-butil. As aplicações dos tratamentos foram realizados em pré-emergência; 10; 24 e 45 dias após a emergência. As avaliações de controle e seletividade dos herbicidas foram realizadas visualmente atribuindo-se porcentagens de controle e seletividade em relação à testemunha. Os dados obtidos foram avaliados quanto a analise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott Knott a 10 % de probabilidade. Dos herbicidas avaliados inicialmente em pré-emergência, o herbicida Flex (2000 ml p.c.ha-1) isoladoproporcionou o melhor controle de leiteiro, acima de 75 % de controle, porém em dose menor (1500 ml p.c.ha-1) e associado a outros produtos não proporcionaram um um controle satisfatório, abaixo de 60%. Houve fitotoxicidade inicial transitória na cultura do algodão, principalmente na maior dose do herbicida Flex (2000 ml p.c.ha-1). A aplicação de glufosinato de amônio apresentaram bons resultados, sempre acima de 80%, mesmo quando não se usou herbicidas em pré-emergência. A aplicação de herbicidas pré-emergentes possibilitam o uso de diferentes mecanismos de ação, ajudando na prevenção do surgimento de resistência de plantas daninhas e minimizando a competição inicial. As aplicações sequenciais com o herbicida Finale (glufosinato de amônio) com ou sem pré-emergentes, ou seja, duasou três aplicações, controlaram eficientemente as plantas de leiteiro no cultura do algodão transgênico Liberty Link.
Palavras-chave: Plantas daninhas; Controle químico; Algodoeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado