DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE COM ADIÇÃO DE RÚCULA E ESTUDO MICROBIOLÓGICO, SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICO.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.85Palavras-chave:
Iogurte, Rúcula, Sensorial.Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um iogurte salgado com adição de rúcula, analisando as características microbiológicas e físico-química em comparação aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ’s) vigentes na legislação brasileira, e avaliar sua aceitação sensorial. Foram realizadas análises de contagem de Coliformes Totais e Termotolerantes, microrganismos aeróbios psicrotrófilos, Salmonella, Staphylococcus, Contagem de Fungos filamentosos e Leveduras, além dos requisitos físico-químicos (acidez titulavél, pH e sólidos solúveis) das amostras produzidas. Os resultados obtidos indicaram que o iogurte de rúcula apresentou valores microbiológicos e físico-químicos que atenderam aos regulamentos da legislação brasileira. Quanto ao teste de aceitação com relação aos atributos sensoriais, não demonstraram boa aceitação pelos provadores não-treinados.
Palavras-chave: Iogurte; Rúcula; Sensorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado