ELABORAÇÃO DE TRÊS TIPOS DIFERENTES DE PRODUTOS A BASE DE FARINHA INTEGRAL COM ADIÇÃO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM L.)
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.87Palavras-chave:
Linhaça, Farinha integral, Aceitabilidade.Resumo
Hoje em dia o homem com a vida muito corrida tem mudado muito sua forma de se alimentar, até mesmo pelos riscos a que vem sido submetido, pelas pressões do dia-a-dia, pelo sedentarismo, o estresse, problemas do coração, tem atraí do pesquisas científicas vêm com o intuito de trazer novas descobertas, de novos produtos ou processos que possam nos levar a uma vida mais saudável e de qualidade. Os alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Entre alguns desses alimentos utilizados no desenvolvimento destes produtos, podemos citar a linhaça e a castanha-do-pará, e, a aveia e flocos de milho, que, com seu poder mágico comprovados cientificamente cumprem essa função. Os objetivos deste trabalho são de desenvolver produtos adicionados de ingredientes funcionais verificando através da análise sensorial a sua aceitabilidade, de acordo com os resultados do teste Tukey a 5% de probabilidade indicaram haver diferença entre as médias de todos os atributos avaliados no teste de aceitação sensorial para as diferentes formulações de bolo de farinha integral e linhaça. Os resultados apresentados das formulações quanto aos atributos aroma, sabor, aparência e textura, através da escala hedônica são observa-se que o bolo de farinha de integral, linhaça e castanha-do-pará nas proporções testadas obteve uma preferência maior na aceitação sensorial no atributo sabor com nota 8,06 e para os atributos aparência, textura, e aroma obtiveram em média 7,5.
Palavras-chave: Linhaça; Farinha integral; Aceitabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado