REAÇÃO DE CULTIVARES DE BRACHIARIA SPP. A PRATYLENCHUS BRACHYURUS.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i9.90Palavras-chave:
Nematóide das lesões radiculares, Forrageiras, Pastagens, Sistema de plantio direto.Resumo
No Brasil existem aproximadamente 180 milhões de hectares ocupadas com pastagens, onde as principais são dos gêneros Brachiaria e Panicum. Sendo que o Gênero Brachiaria, cobrem 50 % das áreas. Porém, nos últimos anos as áreas de pastagens estão sofrendo forte processo de degradação e parte dela está sendo incorporado ao sistema lavoura e pecuária, contudo a utilização da área para a agricultura, pode promover a reprodução de alguns nematóides, como o Pratylenchus brachyurus (Pb), com isso elevar o nível populacional e acelerar ainda mais o processo de degradação. Pratylenchus brachyurus é endoparasito migrador que causam redução no sistema radicular e, como resultado das atividades de penetração e alimentação, lesões pequenas de coloração escura podem ser visualizadas no interior das raízes. Os sintomas podem ser agravados na presença de fungos causadores de podridões radiculares. Na safra 2010/11 diversos produtores do estado de Mato Grosso tiveram que renovar suas pastagens devido a morte súbita e dentre os fatores que estão ocasionando esse processo os fitonematóides pode ser um dos contribuidores. Tendo em vista o quadro acima apresentado, este experimento foi realizado em casa de vegetação, com o objetivo de avaliar a reprodução do fitonematóide Pratylenchus brachyurus em Brachiaria spp. As plantas utilizadas foram Brachiaria brizantha ( Piatã, Marandú e xaraés) e Brachiaria ruziziensis. A soja (M-soy 8866) e a Crotalaria spectabilis, foram utilizadas como plantas testemunha, suscetível e resistente, respectivamente. O experimento foi composto de seis tratamentos com oito repetições, dispostos em delineamento inteiramente casualizado. Oito plantas do gênero Brachiaria, foram mantidas sem nematóide para avaliar e desenvolvimento. Os nematóides foram extraídos de raízes de quiabeiro infectadas com P. brachyurus e processadas pelo método liquidificador e centrífuga, resultando em suspensão aquosa, contendo ovos, adultos e juvenis. Foi inoculados 1 ml de uma solução aquosa contendo 250 espécimes (ovos, adultos e juvenis de P. brachyurus), em cada lado da plântulas, cerca de 1 cm do colo. A avaliação foi realizada 120 dias após a inoculação dos nematóides. Os resultados relativos à reprodução da população de Pratylenchus brachyurus, expressos em FR, mostram uma variação entre as cultivares utilizadas nos experimentos, cujos valores variaram de 2,61 (cv Xaraés) a 1,57 (cv Marandú) e em relação ao peso fresco do sistema radicular, foi possível observar que houve variação no PFR de 74,62 a 96,15 das cultivares respectivamente. Analisando os resultados obtidos no experimento foi 41 possível observar todas as plantas do Gênero Brachiaria apresentaram FR > que 1, portanto são multiplicadoras do nematode. Além disso, houve variação do FR, dentro da espécie Brachiaria brizantha, deste modo se o objetivo for manejar a população do fitopatógeno, deve-se optar por aquela que apresenta menor fator de multiplicação.
Palavras-chave: Nematóide das lesões radiculares; Forrageiras; Pastagens; Sistema de plantio direto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado