A EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i8.96Palavras-chave:
EJA, Idosos, Educação física, Dificuldades.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso realizado em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Várzea Grande, selecionadas após levantamento de dados na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso dentre as que possuíam a Educação de Jovens e Adultos e que tinham pessoas maiores de 60 anos matriculadas, com a finalidade de investigar a participação dos idosos nas aulas de educação física e a percepção dos idosos sobre a importância dessas aulas foram aplicados de dois questionários de entrevista, um aplicado aos alunos e outro aos professores de educação física. As aulas de educação física não são obrigatórias na EJA. Conclui-se com o estudo realizado que os professores de educação física não tem tido grandes dificuldades com os alunos idosos, sendo a não participação das aulas a única dificuldade apontada pelos professores entrevistados, no entanto, com a entrevista realizada com os alunos, percebe-se que poucos são os que não participam das aulas, sob alegação de cansaço, religiosidade. Os idosos apreciam as aulas, das atividades trabalhadas, sugerindo até maior número das aulas na semana.
Palavras-chave: EJA; Idosos; Educação física; Dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado