A MODERNIDADE: O HIGIENISMO E GINÁSTICA EM MATO GROSSO.

Autores

  • Ana Paula Ennes de Miranda Eto

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i8.98

Palavras-chave:

Modernidade, Escolanovismo, Higienismo.

Resumo

O estudo objetivou compreender o cenário educacional mato-grossense do início do séc. XX, em como esta nova educação se efetivou; suas problemáticas e realidades. Para tanto se buscou conceitos, preceitos do escolanovismo para identificá-los e localizá-los dentro do cenário educacional mato-grossense. O fenômeno da Escola Nova se fez efervescer em suas representações nas Reformas educacionais brasileiras o qual se apresentou de diferentes formas. Inserido neste processo escolanovista o higienismo e a ginástica se apresentam como preceitos que historicamente se desenvolvem em diferentes estágios. O estudo contribui para o entendimento de como estes preceitos se configuraram nos Regulamento de 1910 e 1927, período do avanço educacional de Mato Grosso com a criação dos Grupos Escolares, em Mato Grosso. Para a elaboração da pesquisa foi-se utilizado a investigação em fontes documentais, disponíveis no Arquivo Público de Mato Grosso (APMT), como o Regulamento da Instrução Primária Pública de Mato Grosso de 1927, mensagens governamentais e outros regulamentos da Instrução Pública sendo utilizadas, também, obras que contribuíram no entendimento de conceitos, acontecimentos políticos e sociais que marcaram a época.

Palavras-chave: Modernidade; Escolanovismo; Higienismo.

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Publicado

11-04-2014

Como Citar

Eto, A. P. E. de M. (2014). A MODERNIDADE: O HIGIENISMO E GINÁSTICA EM MATO GROSSO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (8). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i8.98

Edição

Seção

Artigos