A MODERNIDADE: O HIGIENISMO E GINÁSTICA EM MATO GROSSO.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i8.98Palavras-chave:
Modernidade, Escolanovismo, Higienismo.Resumo
O estudo objetivou compreender o cenário educacional mato-grossense do início do séc. XX, em como esta nova educação se efetivou; suas problemáticas e realidades. Para tanto se buscou conceitos, preceitos do escolanovismo para identificá-los e localizá-los dentro do cenário educacional mato-grossense. O fenômeno da Escola Nova se fez efervescer em suas representações nas Reformas educacionais brasileiras o qual se apresentou de diferentes formas. Inserido neste processo escolanovista o higienismo e a ginástica se apresentam como preceitos que historicamente se desenvolvem em diferentes estágios. O estudo contribui para o entendimento de como estes preceitos se configuraram nos Regulamento de 1910 e 1927, período do avanço educacional de Mato Grosso com a criação dos Grupos Escolares, em Mato Grosso. Para a elaboração da pesquisa foi-se utilizado a investigação em fontes documentais, disponíveis no Arquivo Público de Mato Grosso (APMT), como o Regulamento da Instrução Primária Pública de Mato Grosso de 1927, mensagens governamentais e outros regulamentos da Instrução Pública sendo utilizadas, também, obras que contribuíram no entendimento de conceitos, acontecimentos políticos e sociais que marcaram a época.
Palavras-chave: Modernidade; Escolanovismo; Higienismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado