Sobre a Revista
Apresentação
O Centro Universitário de Várzea Grande é uma Instituição de Ensino Superior que promove educação empreendedora, transformadora e científica. Nesse sentido, o curso de medicina do Univag, em consonância com as normativas do Ministério da Educação (MEC) - Resolução CNE Nº. 07 de 18/12/2018, inclui o componente curricular Programa Extensionista Integrador (PEI).
Neste programa, o Informe Epidemiológico é considerado um informe técnico ou publicação de caráter técnico-científico para os casos de monitoramento e investigação de indicadores de saúde. Ele se configura como instrumento de vigilância para promover a disseminação de informações relevantes e qualificadas, com potencial para contribuir com a orientação de ações em Saúde Pública a nível local, municipal, regional, estadual e nacional.
No Informe Epidemiológico são publicadas descrições de monitoramento de eventos e doenças com potencial para desencadear emergência de saúde pública; análises da situação epidemiológica de doenças e agravos (com figuras, tabelas, anexos e/ou apêndices); e outros temas de interesse da vigilância em saúde no território; e identificação da evolução dos quadros em cada local, município e/ou estado para tomada de decisões. O corpo do informe deve seguir aos seus objetivos, sendo necessário uma divisão lógica dos tópicos.
A produção e a divulgação de informações epidemiológicas está prevista entre as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e essa ação serve como base para a gestão dos serviços, avaliação dos modelos de Atenção e de Vigilância em Saúde. O Ministério da Saúde (MS) entende que colaboradores externos (como exemplo as Universidades) devem ser parceiros na produção e difusão de informação em saúde. Dessa forma, o objetivo deste programa de extensão é produzir e divulgar informes epidemiológicos de doenças e/ou agravos à saúde. Para análise epidemiológica e produção destes informes serão consultados os sistemas de informação oficial do Ministério da Saúde do Brasil2.
A interação dialógica entre Universidade, SUS e Sociedade permite a troca de saberes e o crescimento de ambos os envolvidos, propiciando ações mais efetivas para a prevenção e controle de doenças e/ou agravos a nível local, a nível municipal - Várzea Grande e Cuiabá e a nível estadual - Mato Grosso.
No Programa Extensionista Integrador os grupos de alunos orientados pelos professores da disciplina irão ao longo do semestre caracterizar o indicador selecionado para estudo nas esferas local (serviços de saúde), municipal e estadual; analisar e discutir o cenário epidemiológico utilizando-se de recursos como gráficos, tabelas e mapas.
Esta página está destinada a socializar os informes epidemiológicos construídos durante o desenvolvimento da extensão universitária curricularizada que tem por objetivo: Construir e divulgar informes epidemiológicos para o monitoramento de doenças ou agravos na saúde da população a nível local (serviços de saúde), municipal (Várzea Grande ou Cuiabá) ou estadual (Mato Grosso).
* ISSN: 2966-2222
* Periodicidade: semestral