O ENSINO UNIVERSITÁRIO ANTE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM NIETZSCHE E ROUSSEAU
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v13i1.2296Resumo
O ensino universitário sofreu diversas alterações significativas desde o século XIX, que influenciaram direta ou indiretamente no devir dos dias de hoje. As mais diversas correntes de pensamento, movimentos, expressões e torrente de idéias filosóficas amoldaram os contextos históricos e o processo educacional contido neste. Vive-se um período conflitante de idéias onde a educação e suas expressões, bem como seu potencial de ação e transformação social, e sua eficiência e efetividade são temas dos mais diversos compêndios de discussão, analise e proposição de mudanças para transformar o ensino nas universidades, tornando-o, de fato, eficiente para produção do saber científico. Este ensaio, como investigação bibliográfica descritiva discute os pensamentos filosóficos de Nietzsche e Rousseau, argumentando a partir destes discursos, o limiar do conhecimento ao ensino universitário atual, em outra perspectiva de educação, uma nova forma de percepção do ensino e mediação para resultar no alcance sublimal do conhecimento e produção de saber.
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Ensino universitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.