RELAÇÃO ENTRE DIABETES MELLITUS E COVID-19: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v13i13.2408Palavras-chave:
Diabetes, COVID-19, SARS-COV-2, Doenças, SaúdeResumo
Diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica e se configura como uma das doenças crônicas de maior prevalência no mundo. Em se tratando do COVID-19, tem-se que é uma doença de origem recente, causada pelo SARS-CoV-19. Dessa forma, a relação entre COVID-19 e diabetes mellitus ainda está sendo estudada, fazendo-se necessário uma investigação mais aprofundada acerca dessa ligação. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar as relações existentes entre a DM e COVID-19, de maneira a analisar as complicações causadas à saúde de pacientes diabéticos contaminados pelo Coronavírus. O trabalho se configura como um estudo de revisão, de natureza qualitativa e quantitativa, que contou com busca de referências teóricas publicadas em bases de dados eletrônicas como Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e PubMed, respeitando o recorte temporal de 2019 a 2022. As palavras-chave utilizadas para as buscas das produções científicas foram “diabetes e complicações ao COVID-19”, “SARS-CoV-2 e diabetes mellitus” e “relação entre diabetes mellitus e COVID-19”. As conclusões apontam que o DM é um fator de risco e indica um mau prognóstico para a COVID-19, sendo necessário então, um controle glicêmico intenso e uma boa monitorização dos pacientes portadores de DM.
Palavras-chave: Diabetes; COVID-19; SAR-CoV-2; Saúde; Doenças
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.