NOTAS DE LEITURA SOBRE O ANTIGO DUALISMO TEORIA-PRÁTICA

Autores

  • Silas Borges Monteiro ( UFMT - Educação )

DOI:

https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.306

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Relação teoria prática.

Resumo

DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i6.306

Este texto põe em questão o debate que trata os conceitos teoria e
prática como inscritos dualisticamente. Procura argumentar que tal distinção
pode ser dissolvida se os conceitos forem olhados a partir do campo conceitual
original onde foram fecundados, principalmente no saber médico antigo. Ao
fazer o desdobramento destes argumentos para as Ciências Humanas, sugere
que estas, ao contrário do senso comum da academia, podem ser arroladas
como pesquisas teóricas, pois obter dados de entrevistas ou informações
quantitativas não garante o caráter experimental das pesquisas denominadas
por empíricas.

Palavras-chave: Pesquisa em educação; Relação teoria prática.

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Publicado

27-04-2016

Como Citar

Monteiro, S. B. (2016). NOTAS DE LEITURA SOBRE O ANTIGO DUALISMO TEORIA-PRÁTICA. Caderno De Publicações Univag, (6). https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.306