ENSAIO SOBRE A FUNÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.308Palavras-chave:
Nietzsche, Educação e arte.Resumo
DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i6.308
Este proposto ensaio discorre sobre pontos daquilo que Nietzsche
coloca como sendo o papel da arte na educação alemã do século 19. Para ele a
cultura não deveria ser “serva do ganha-pão e da necessidade” que tanto o Gymnasium e a universidade haviam se voltado para a profissionalização, pouco se
distinguindo de escolas técnicas, e ainda se ostentando como lugares de cultura.
Deste modo, sua proposta é que seja investigado como essas questões estão sendo
colocadas no conjunto da arte e da filosofia, que segundo o próprio, são as únicas
disciplinas capazes de moderar a feição histórico-científica e profissionalizante.
Palavras-chave: Nietzsche; Educação e arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
