MENTES, METÁFORAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: ALGUNS RUMOS DA TRANSFORMAÇÃO PATOLÓGICA

Autores

  • Renato A. Molina

DOI:

https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.313

Palavras-chave:

Mentalismo, Behaviorismo radical, Formação de educadores.

Resumo

DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i6.313

Este trabalho procura examinar o “mentalismo” com base no Behaviorismo
Radical. Entende-se que este conceito semeia o terreno para a noção
de causalidade interna presente nos discursos filosóficos, psicológicos, médicos
e educacionais. São apresentados os conceitos de figuração e processos sociais,
elaborados pelo sociólogo alemão Norbert Elias. Examina-se o modo como
estes conceitos podem interagir e assim tomar-se o primeiro (mentalismo)
como resultado dos últimos (figuração e processos sociais). São apresentados
elementos que vislumbram um ponto de transição entre o mental e interno
até o discurso do patológico: a construção de metáforas.

Palavras-chave: Mentalismo; Behaviorismo radical; Formação de educadores.

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Publicado

27-04-2016

Como Citar

Molina, R. A. (2016). MENTES, METÁFORAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: ALGUNS RUMOS DA TRANSFORMAÇÃO PATOLÓGICA. Caderno De Publicações Univag, (6). https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.313