MENTES, METÁFORAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: ALGUNS RUMOS DA TRANSFORMAÇÃO PATOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.313Palavras-chave:
Mentalismo, Behaviorismo radical, Formação de educadores.Resumo
DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i6.313
Este trabalho procura examinar o “mentalismo” com base no Behaviorismo
Radical. Entende-se que este conceito semeia o terreno para a noção
de causalidade interna presente nos discursos filosóficos, psicológicos, médicos
e educacionais. São apresentados os conceitos de figuração e processos sociais,
elaborados pelo sociólogo alemão Norbert Elias. Examina-se o modo como
estes conceitos podem interagir e assim tomar-se o primeiro (mentalismo)
como resultado dos últimos (figuração e processos sociais). São apresentados
elementos que vislumbram um ponto de transição entre o mental e interno
até o discurso do patológico: a construção de metáforas.
Palavras-chave: Mentalismo; Behaviorismo radical; Formação de educadores.
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