Imersão em ambientes virtuais arquitetônicos

aplicação do questionário de presença IGROUP (IPQ) em pátios com diferentes composições paisagísticas

Autores

  • Gabriela Kehrwald Nunes Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil
  • Ivan Julio Apolonio Callejas Professor Doutor, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil
  • Luciane Cleonice Durante Professora Doutora, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18312/verncula.v3i9.3082

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais Imersivos, Igroup Presence Questionnaire, Elementos naturais da paisagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a influência da vegetação na experiência imersiva em Ambientes Virtuais Imersivos (AVIs) aplicados à arquitetura, com foco na percepção de presença espacial, envolvimento e realismo. A metodologia utilizada foi a aplicação do Igroup Presence Questionnaire (IPQ) em dois AVIs de pátios arquitetônicos, um com arborização e outro sem, para avaliar as respostas subjetivas de 10 participantes. A originalidade da pesquisa reside na análise específica do impacto da composição paisagística em experiências virtuais arquitetônicas, área ainda pouco explorada, especialmente no contexto brasileiro. Os principais resultados indicam que a presença espacial foi percebida de forma semelhante em ambos os ambientes, enquanto o ambiente sem vegetação apresentou maior envolvimento dos participantes. Já o realismo foi significativamente mais valorizado no AVI arborizado, evidenciando a contribuição da vegetação para a autenticidade visual. Essas descobertas apontam para a relevância dos elementos naturais na qualificação das experiências imersivas, além de destacar a sensibilidade do IPQ para avaliar nuances de imersão virtual. Como contribuição teórica e metodológica, o estudo oferece subsídios para a construção e avaliação de AVIs arquitetônicos mais realistas e eficazes, enquanto social e ambientalmente reforça a importância da vegetação para a percepção positiva dos espaços, podendo influenciar projetos arquitetônicos virtuais e reais.

Downloads

Publicado

08-08-2025 — Atualizado em 14-08-2025

Versões

Como Citar

Nunes, G. K., Callejas, I. J. A., & Durante, L. C. (2025). Imersão em ambientes virtuais arquitetônicos: aplicação do questionário de presença IGROUP (IPQ) em pátios com diferentes composições paisagísticas. VERNÁCULA - Territórios Contemporâneos, 3(9). https://doi.org/10.18312/verncula.v3i9.3082 (Original work published 8º de agosto de 2025)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)